• emfmkt

Como fazer uma boa sessão de Coaching Financeiro?

AS ETAPAS DO PROCESSO DE COACHING FINANCEIRO


O processo de Coaching Financeiro visa auxiliar o Coachee/Cliente a obter uma alta performance financeira, auxiliando-o no estabelecimento da tranquilidade financeira sustentável e na estruturação da realização dos seus sonhos. Considerando que a maioria dos problemas financeiros surge do mal comportamento com o dinheiro, o Coaching Financeiro tem o intuito de ajudar os Coachees/Clientes a desenvolverem comportamentos saudáveis relacionados ao dinheiro.

O Processo de Coaching é realizado por meio sessões de atendimento. Normalmente são necessárias 10 sessões com o Coachee/Clientes para definir os objetivos e os sonhos, bem como companhar as realizações das atividades mais críticas. Nas sessões são utilizadas diversas ferramentas para auxiliar o Coachee no processo de conscientização e tomada de decisão.



PROCESSO DE COACHING FINANCEIRO


Quando um cliente procura um coaching financeiro em busca de respostas, o que ele encontra é uma série de perguntas. A primeira etapa do trabalho do Coaching Financeiro é o diagnóstico da situação financeira. Os primeiros momentos são dedicados a conhecer a situação emocional, econômica e financeira da pessoa, bem como trazer clareza quanto aos sonhos, objetivos e metas.


VISÃO GERAL DE UMA SESSÃO DE COACHING FINANCEIRO

a) Posicionamento: lado a lado – Construção do Rapport

b) Quebrar Gelo

c) Âncora Positiva

d) Autoridade *Apenas na primeira sessão

e) Conceito da estrutura das sessões do coaching Financeiro *Apenas na primeira sessão

f) Enquadramento/Confidencialidade * Apenas na primeira sessão

g) Uso de Ferramentas *Em todas as sessões

h) Feedback da sessão

i) Metas e Atividades

j) Agendamento da próxima sessão


POSICIONAMENTO LADO A LADO



No Coaching Financeiro devido a execução de diversas ferramentas ao longo das sessões, é imprescidivel que se tenha uma mesa de apoio, além disso, é importante que as cadeiras do coach e do coachee posicionadas lado a lado, com uma leve inclinação uma em direção a outra. Essa posição tem o intuito de aproximar, mas não intimidar o coachee.

Ao receber o coachee, permita que ele decida a cadeira que deseja, demonstre as opções ao cliente.


CONSTRUÇÃO DO RAPPORT

“Rapport é a capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês tem um forte laço em comum. É a capacidade de ir totalmente do seu mapa do mundo para o mapa do mundo dele. É a essência da comunicação bem sucedida.”

Antony Robbins

O Modelo de Mundo ou Mapa de Mundo segundo a PNL é o conjunto dos registros que as pessoas possuem em suas mentes, formados de todo o aprendizado, as experiências, tudo que a pessoa viu, presenciou, assistiu, leu, ouviu, percebeu, ou sentiu em sua Vida. Cada pessoa reage ao seu próprio mapa de realidade, não necessariamente a realidade em si, mas o que ela elaborou dentro da sua mente mediante suas vivências.



SISTEMAS REPRESENTACIONAIS

VISUAL

AUDITIVO

CINESTÉSICO

AUDITIVO DIGITAL

Na PNL (Programação Neurolinguística), nós usamos o termo Sistemas Representacionais, ao invés de cinco sentidos, porque isso enfatiza a maneira pela qual usamos nossos sentidos para processar e para representar informações sobre o que está acontecendo no mundo em torno de nós, eles são sensores da realidade.

Quando você entra em uma sala cheia de pessoas, você pode primeiramente se tornar consciente de ...

Visual: O que você vê, imagens, pessoas, as cores, a decoração, como as pessoas estão vestidas, a estética?

Auditivo: O que você ouve, sons ou conversa, vozes altas e baixas, risos, tilintar de copos e talheres?

Cinestésico: O que você sente, físico e emocionalmente. Você primeiro presta atenção à temperatura do ambiente, sentir o conforto ou você está atento a sentimentos tais como o clima no ambiente?

Auditivo Digital:. Seu diálogo consigo mesmo. Eu não gosto disso. Analisando. Se perguntando, será que eu estou tendo uma oportunidade para conhecer pessoas! Quero sair daqui!

Apesar de usarmos todos os quatro sistemas na maioria das vezes nós tendemos a ter um sistema "favorito" que usamos mais, isto é, na maioria dos contextos. E isso explica em parte por que as pessoas diferentes podem ter muito diferentes memórias do mesmo evento. Quem usa muito o sistema Visual presta muita atenção ao que você vê em uma situação. Quem usa o sistema cinestésico presta muita atenção aos sentimentos e sensações.


RAPPORT ATRAVÉS DA TÉCNICA DE ESPELHAMENTO


A técnica de espelhamento deve ser utilizada com muita discrição e zelo, visto que consiste em copiar os comportamentos da outra pessoa no tange as manifestações físicas. Trata-de da capacidade que o interlocutor tem de mimetizar o comportamento da outra pessoa durante uma conversa, desde a postura adotada até pequenos gestos enquanto fala.

Inicialmente poderá ser um possível complicado, no entanto quanto mais o coach praticar, mais se tornará fácil realizer o processo.

A conexão com o coachee para por estar aberto ao que a pessoa diz, obviamente não estamos pedindo que concorde com tudo o que é falado, mas lembre do conceito de modelo de mundo e usa a empatia para compreender.


QUEBRA GELO

A técnica de quebra gelo é essencial em todos os contatos humanos, muitas vezes utilizamos essa técnica de maneira empírica. No entanto, no processo de coaching essa etapa deve ser profissionalizada, proporcionando ao coachee um ambiente de acolhimento, ele deve ser recebido com simpatia.

Utilize recursos como assuntos de amplo interesse (trânsito), e se conhece-lo utilize assuntos em comuns, sempre evite assuntos polêmicos.


ÂNCORA POSITIVA


A âncora positiva auxilia no Rapport e no quebra-gelo. Uma âncora positiva é algo que possa remeter a uma sensação positiva no seu coachee quando ele lembar de você ou da sessão. A ancoragem pode ser relaizada através de uma música no ambiente, um bom café ou chá, balinhas saborosas, um cheiro delicioso no ambiente. Tudo isso poderá server de quebra-gelo na sessão.


BACKTRACKING


O Backtracking é uma técnica que consiste em reforçar os pontos chaves das pessoas com as quais estamos conversando, utilizando os principais conceitos elaborados por ela . Desse modo, é importante que ter uma escuta ativa para que você repetir exatamente as palavras importantes que ajudam a obter sucesso na sessão.

O Backtracking é um recurso muito importante para fazer o Coachee refletir sobre as suas declarações.

Coachee: “Eu percebo que tenho muita dificuldade de estabelecer meus objetivos de curto, médio e longo prazo”.

Coach: “Você acabou de dizer que tem dificuldades para estabelecer os seus objetivos, qual a principal dificuldade que você percebe?”


PERGUNTAS PODEROSAS DE CONDUÇÃO – PPC


*Lista de perguntas

O Coach utilizará as perguntas como a principal estratégica para direcionar o Coachee em direção aos seus objetivos. As perguntas acessam áreas da nossa mente responsavéis por ativar sensações, pensamentos, reflexões e reações até então desconhecidos. Além disso perguntas ponderosas tem o papel de fazer o coachee buscar soluções para os questionamentos.

Qual o objetivo da aplicação das perguntas poderosas?

· Trazer clareza quanto ao que está sendo ditto pelo Coachee;

· Obter informação assertivas sobre o coachee;

· Conhecer o estado atual e o desejado a partir da fonte direta;

· Obter novos pontos de vistas do coachee;

· Promover o surgimento dos pensamentos/diretrizes para gerar soluções no intuito de resolver os dilemas.


PERGUNTAS PARA ATERRAMENTO


O aterramento é um recurso utilizado para garantir a clareza na comunicação e evitar a fulga do racíocinio do Coachee, eveitando confusão no entendimento. Utilizar isso mudará sua vida!

Portanto é necessário que o Coach faça as perguntas que tragam clareza ao Coachee.

Quando o Coachee traz um discurso amplo, pouco direcionado, do tipo “Quero ser rico, Quero parar de comprar sem necessidade, Quero ter liberdade financeira.”

· O que significa para você “Ser rico”?

· Do que você está falando, quando diz ” parar de comprar sem necessidade”?

Quando o Coachee utilizar alguma palavra e a aplicação da palavra não ficar clara para você, use os seguintes questionamentos:

· O que isso significa ____________ para você?

· Quando você diz ‘que tudo está perdido’, o que significa isso para você?

· Eu sei como eu uso a palavra ‘reservado’, de que forma você está usando ela neste contexto?

· O que você quer dizer com tal palavra?

· Tal palavra de que maneira?

· Quais são os seus critérios para definir o que é tal palavra?


PPA – PERGUNTAS PODEROSAS DE AFUNILAMENTO

O afunilamento será usado próximo ao momento final da sesã, no momento em que precisará definir as metas e traçar os objetivos até a próxima sessão. O principal objetivo é levar o Coachee para a ação através de um compromisso.

· Diante do que vimos hoje, qual o primeiro passo que você vai tomar para cumprir seu objetivo?

· Considerando que você de fato está empolgado com o que temos visto e vivenciado aqui. O que você fará?

· Se soubesse que não há como falhar, como você agiria?

· O que PRECISA ser feito de agora em diante?

· Quais recursos você precisará para alcançar seu objetivo?

· Você se compromete a fazer um compromisso comigo?

O propósito é criar um ambiente em que o coachee não tenha outra alternative que não seja agir.

Promova o comprometimento e estabeleça datas, realize cobranças por meio de email, mensagens e aplicativo de trocas de mensagens.

Como Coach você precisa fazer sua parte e verificar seo coachee está cumprindo o que acerto realizado.



FEEDBACK DA SESSÃO

O feedback exprime uma retroalimentação, ou alimentação de retorno. É considerado como sendo uma sugestão ou crítica, que pode ser positiva ou não, de âmbito profissional ou pessoal, mas sempre vista de forma construtiva. O feedback é uma forma de comunicação que pode ser feita por uma resposta escrita, um elogio, uma análise ou até mesmo uma opinião direta ao solicitante. No mundo corporativo, o feedback nada mais é do que o parecer sobre uma pessoa ou grupo de pessoas com o intuito de avaliar o seu desempenho na realização de um trabalho.

No Coaching é importante para você compreender como seu coachee absorveu a sessão. Algumas informações importantes sobre feedback:

· Poderia me dizer o que você aprendeu com essa sessão?

· O que essa sessão representa para você?

Considerações:

· Diante do Feedback, jamais justifique.

· Aceite, ainda que não concorde.

· Seja humilde.


METAS E COMPROMETIMENTO

Após a sessão, revise o material gerado, as metas e os compromissos que foi gerado, certifique-se que o coachee levou consigo as atividades realizadas e que registrou as tarefas para os próximos dias. Caso necessário, envie o material por email ou aplicativo de troca de mensagens, para seu coachee em até 1 (um) dia após a sessão, com o intuito de que ele perceba que você realmente empenhado em auxilia-lo.


AGENDAR NOVA SESSÃO

Gere o compromisso para a próxima sessão, não deixe o espaço entre as sessões passar de uma semana, enquadre sobre o dia, horário e local.


ESCOPO DA CONTRATAÇÃO

Para garantir o entendimento mútuo entre o Coach e o Coachee, é importante que seja celebrado uma espécie de contrato sobre os termos da contratação dos serviços.

Para isso o termo deverá incluir os seguintes aspectos:

• Serviços específicos a serem realizados;

• Os mecanismos de remuneração do profissional relativos à contratação do serviço, incluindo honorários a serem pagos pelo coachee;

• Conflitos de interesse existentes, incluindo os que envolvem remuneração por terceiros e concordância em revelar novos conflitos de interesse no decorrer do processo, se ou quando ocorrerem;

• Garantia de proteção da confidencialidade do cliente;

• Duração da contratação;

• As responsabilidades do cliente, incluindo completa e tempestiva transparência das informações;

• As responsabilidades do profissional de Coach Finaceiro ou especializado em finanças;

• Disposições para o encerramento da contratação pelo cliente; e

• Procedimentos para resolver as demandas e denúncias do cliente contra o profissional de planejamento financeiro.



#coach #coachingfinanceiro #planejamentofinanceiro #sessãodecoachingfinanceiro #coaching #profissãocoaching

0 visualização

Endereço:

Wall Street Empresarial, Av. Luís Viana, 6462, SALA  1216, Torre Weast - Patamares, Salvador - BA, 41680-400

Redes Sociais:

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Telefones / Whatsapp:

Desenvolvido e gerenciado por: