• emfmkt

Matricula Escolar: Como conseguir descontos?




















1) Pedir descontos nas escolas é sempre uma boa ideia. É importante ter em mente que apesar das escolas terem seus limites financeiros, elas não querem perder um aluno sequer. Se os pais conseguirem se antecipar ao período da matricula, maiores serão as chances de conseguirem uma boa negociação.

Então, vamos a primeira estratégia:

1- Antecipação - Realizar a negociação com a escola em Outubro ou Novembro, por exemplo, pode parecer muito cedo para alguns pais, no entanto é um momento estratégico visto a demanda pelas matriculas é menor. É preciso considerar que, normalmente, o início do ano é um momento crítico em que há muitas despesas para as famílias.

2- Organização Financeira - É necessário que a família realize um diagnóstico financeiro, com intuito de conhecer o estado financeiro atual da família. Ao perceber que o custeio com a escola terá dificuldades de ser arcado pela família será indispensável uma conversa franca com o diretor da escola, com vistas a buscar uma solução viável para manter a criança na escola.

2) Muitas escolas disponibilizam uma cota de bolsistas. O processo envolve muitas vezes, entrevista e avaliação financeira do orçamento da família. Quais as dicas para os pais que se candidatam a estas bolsas se prepararem para estes processos?

Para enfrentar essa situação a principal dica é a elaboração de um levantamento de todas as receitas e despesas da família, de modo que seja construído o orçamento financeiro real. É importante que a família seja sincera com a diretoria da escola. Essa atitude demonstrará o compromisso dos pais com a educação dos filhos. A escola deve saber que os pais têm interesse em matricular ou manter o filho na instituição, mas que necessitam negociar os valores por conta de algumas limitações financeiras. Muitas vezes, além de desconto na matrícula, podem conseguir uma bolsa, o que pode evitar endividamento e até inadimplência.

Ao negociar seja sempre simpático e entenda que uma boa negociação sempre atenderá as necessidades dos pais e da escola, a estratégia ganha x ganha. Não se esqueça de elogiar a escola e o atendimento. Essa atitude demostrará que você está feliz com a escola e terá muita chance de conquistar um bom desconto ou a bolsa de estudos.

3) Muitas escolas tem aceitado e negociado com os pais as trocas de serviço. Como levar esta proposta para a escola e conversar isso com a direção?

Entender sobre a Estratégias de Negociação Ganha-Ganha, mas o que significa essa expressão?

Ela significa que a negociação tem uma característica incomum: ninguém perde, todos ganham. Sempre pensar em que a escola pode ganhar e o que você pode ganhar.

Como levar esta proposta para a escola?

Planejar é fundamental para a relação ganha-ganha

Liste as suas principais habilidades e os serviços que a escola teria necessidade.

1- Faça uma lista de habilidades e serviços que você poderá prestar para escola

2- Estabeleça com seus amigos e familiares (Network) alguns serviços e produtos que eles possam fornecer com descontos para a escola e utilize como parte da negociação. Pessoas de diversos segmentos que tenham influência direta na qualidade dos produtos e serviços dos fornecedores.

3- Planeje como apresentar essa estratégia para escola, de modo que os responsáveis entendam a importância dos serviços e produtos de acordo com a necessidade deles. Ficando claro que a escola também está ganhando com a negociação.

4) Por que é importante que o pai seja sincero com o seu orçamento e as reais condições de arcar com os custos das despesas escolares?

Esse é um tema delicado, pois, na verdade, é uma exposição da situação financeira da família em prol do investimento no futuro dos filhos.

É necessário se programar de maneira realista, fazer as contas com antecedência e cortar gastos, se for necessário. Tudo para garantir um estudo de qualidade às crianças.

Então, para que seja feito de maneira apropriada, é preciso que a família pare para fazer um diagnóstico financeiro, saber qual a situação financeira em que se encontram. Se for de endividados, é hora de rever todos os gastos e avaliar, inclusive, a continuidade do filho na escola, os prós e contras.

5) Por outro lado, como os pais que pagam mensalidades podem se preparar para os reajustes escolares, assim como as despesas que chegam no início do ano com o período de matrícula?

Uma consideração que deve ser feita nesse processo de planejamento para 2019 é em relação a algumas despesas intrínsecas à rotina escolar, como uniforme, lanche, material, eventuais passeios, transporte, etc.

É importante que os pais incluam os valores das mensalidades e da matrícula no orçamento mensal. Para quem foi pego desprevenido nos reajustes da mensalidade, vale negociar, mas o melhor mesmo é planejar essa despesa desde o início do ano e não comprometer a educação dos filhos.

Poucas famílias se preparam para as despesas ao longo do ano. “Assim como as datas comemorativas como aniversario, dia dos pais, das mães e Natal, é preciso inserir no orçamento o IPVA, IPTU e também a matricula escolas”.

Como se preparar?

Realize um levantamento dos custos mensais e sazonais contemplando o valor de cada item separadamente. Faça o mesmo com todas as receitas da família. Depois compare todas as despesas com as receitas mensais. Dessa forma, a família visualizará seus gastos com antecedência e poderá tomar decisões coerentes ao verdadeiro padrão de vida.

0 visualização

Endereço:

Wall Street Empresarial, Av. Luís Viana, 6462, SALA  1216, Torre Weast - Patamares, Salvador - BA, 41680-400

Redes Sociais:

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Telefones / Whatsapp:

Desenvolvido e gerenciado por: