• emfmkt

O QUE NÃO É COACH FINANCEIRO

Atualizado: 27 de Set de 2019

EDUCADOR FINANCEIRO

O educador financeiro é o profissional responsável por auxiliar o cliente no que se refere a organização financeira, mediante o fornecimento de um processo de educação/instrução.

São requisitos básicos para se tornar um educador financeiro a formação em Ensino Superior completo ou cursando ou com experiência profissional comprovada.


CONSULTOR FINANCEIRO

Profissional, normalmente com experiência em areas especificas, responsável por prescrever e orientar o cliente de forma didática, com instruções claras de ações específicas a serem tomadas.

Além disso, as sessões de consultoria tendem a ser mais rápidas e pontuais, ao invés de abordar objetivos de longo prazo.


PLANEJADOR FINANCEIRO

O planejador financeiro Certified Financial Planner - CFP é um multiespecialista, com visão estratégica e conhecimentos de administração de investimentos, gerenciamento de riscos, previdência complementar, seguros, planejamento financeiro, fiscal e sucessório.

A certificação de CFP é emitida pela Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros, após o candidato ser aprovado O CFP é considerado um diferencial para gestores de patrimônios de alta renda, além de muito bem visto no mercado.


ASSESSOR DE INVESTIMENTOS /AGENTE AUTÔNOMO DE INVESTIMENTOS.

O agente autônomo é o intermédio entre o cliente e o produto. Ele não pode realizar indicações, por exemplo, uma vez que esse papel é do analista de investimento, certificado pelo CNPI. A profissão é atualmente regulamentada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

E, desde 2012, a Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (ANCORD) é a entidade responsável por certificar os profissionais da área.


ANALISTA DE INVESTIMENTOS

O analista é o profissional que fornece suporte ao investidor. Auxilia na tomada de decisão e depois sugere mudanças de rota, de papel e produtos, quando julgar necessário. A partir da análise das condições da economia, do horizonte para o setor e dos números divulgados nos balanços das empresas, os analistas fazem projeções do preço-justo de um papel e, comparando-o com a cotação atual, produzem recomendações de compra, venda ou manutenção.

Para que esse profissional possa escrever relatórios expondo sua opinião, pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), ela tem que ter o CNPI.

O CNPI, realizado pela APIMEC – Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais, surgiu com o objetivo de elevar o padrão dos profissionais de investimentos brasileiros a níveis internacionais.

A certificação se divide em três tipos: CNPI (para analistas fundamentalistas), CNPI-T (para analistas técnicos) e CNPI-P, sendo a mais completa, destinada ao analistas técnicos e fundamentalistas.





0 visualização

Endereço:

Wall Street Empresarial, Av. Luís Viana, 6462, SALA  1216, Torre Weast - Patamares, Salvador - BA, 41680-400

Redes Sociais:

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Telefones / Whatsapp:

Desenvolvido e gerenciado por: